terça-feira, 16 de abril de 2013


A botânica é um ramo da biologia que estuda a fisiologia e a morfologia das plantas, dos fungos e das algas. É uma disciplina que apresenta subdivisões para ser mais bem estudada, assim sendo, podemos classificá-la em:

Botânica descritiva: ramo da botânica que tem como principal meio de pesquisa a observação. As linhas de pesquisa das áreas de morfologia, botânica sistemática (ramo da botânica que classifica os vegetais), fitogeografia, taxonomia vegetal, paleoecologia são algumas subáreas da botânica descritiva.

Botânica aplicada: é o ramo da botânica que estuda as plantas de acordo com as relações que os homens estabelecem com elas, como a botânica farmacêutica (uso de plantas medicinais pelos homens), botânica agrícola (uso das plantas na agricultura), fitopatologia (estuda as doenças que acometem as plantas úteis aos homens), interação de microrganismos com a planta, polinização, cultura de tecidos etc.

Botânica experimental: ramo da botânica que utiliza a experimentação como principal forma de pesquisa. A fisiologia vegetal é a linha de pesquisa da botânica experimental mais importante, que pode se subdividir em ramos mais especializados como a reprodução vegetal, ecofisiologia vegetal, nutrição e crescimento vegetal entre outras.
Por ser uma área muito ampla, a botânica tem inúmeras linhas de pesquisa que se encaixam nas subdivisões mencionadas acima. O estudo de todas as características desses organismos é imprescindível, pois a importância deles para o meio ambiente e para os homens é indiscutível, não nos esquecendo de que é através da manutenção da flora que temos a conservação de inúmeras espécies de animais.



21 comentários:

  1. Parabens e sucesso o blog esta no inicio,mas aos poucos estara com novidades e artigos interessantes sobre o assunto.vamos dedicar para que isso possa acontecer. ^^

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Turma muito bom o design do Blog, bem atrativo, e a informações também estão muito boas

    ResponderExcluir
  3. Muito bom galera esforçada! Sabemos que com esforço podemos ir longe.

    ResponderExcluir
  4. o blog de farmacobotânica,pode até nos ajudar no momento de consultas rápidas...

    ResponderExcluir
  5. espero que esse forço dure pelos outros períodos... sucesso pára todos...

    ResponderExcluir
  6. Parabèns à todos nòs do 2ºperìodo noturno-FASI,que com os incentivos do professor Guilherme Araùjo Lacerda conseguimos alcançar o primeiro objetivo, que foi a criaçâo do blog, tenho certeza que com o nosso empenho e dedicaçâo iremos alcançar grandes objetivos dentro dessa disciplina, e ao longo do curso.

    ResponderExcluir
  7. bem que podiamos fazer experimntos com alguma planta medicinal e tentar comprovar se é realmente eficaz em alguma patologia...

    ResponderExcluir
  8. Este relatorio foi muito esclarecedor ;)

    ResponderExcluir
  9. O ensino de Botânica nos cursos de graduação em Farmácia contribui na qualificação do profissional farmacêutico; oferecendo-lhe maiores possibilidades de atuação profissional..tendo um amplo conhecimento sobre plantas medicinais,que são importantes para tratarmos nossos pacientes.

    ResponderExcluir
  10. Por ser uma área muito ampla, a botânica tem inúmeras linhas de pesquisa. As linhas de pesquisa das áreas de morfologia, botânica sistemática (ramo da botânica que classifica os vegetais), fitogeografia, taxonomia vegetal, paleoecologia são algumas subáreas da botânica descritiva.

    obs:o Blog tá maravilhoso um presente pra nós estudantes.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns a todos q colaboraram com o blog, foi de grande fundamento pra todos, pois nele contem todas as praticas realizados durante o semestre, e isso nos torna mais informado e interagido com a matéria.
    MARIA CLARA AFONSO FONSECA

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo artigo!
    Conteúdo muito bom e de fácil entendimento!
    Conte conosco para informações sobre grama em:
    grama esmeralda
    grama batatais
    grama São Carlos
    grama Bermudas
    grama Santo Agostinho
    grama Coreana

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo seu blog, para informações sobre grama. Visite nosso site http://www.agrogramas.com.br/grama-esmeralda

    ResponderExcluir