segunda-feira, 29 de abril de 2013

Sistema Vascular : Xilema e Floema


              Xilema ou lenho e o floema ou líber, são tecidos vasculares das plantas traqueófitas, ou seja, plantas portadoras de vasos que realizam o transporte de seiva nos organismos vegetais: pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, comunicando o sistema radicular às estruturas foliares, intermediada pelo caule. Xilema:  transporte de seiva bruta, constituída por água e sais minerais, é realizado a partir da capacidade de absorção pelas raízes e distribuição para todo o restante da planta com destino essencial às folhas. Floematransporte de seiva elaborada, constituída por substâncias orgânicas sintetizadas na fotossíntese,  partindo das folhas em direção aos demais órgãos, principalmente os de reserva energética (raízes e caule).

Podemos identificar nitidamente, o xilema mais internamente e o floema mais externamente.

 Folha de Sansevieria sp (Espada-de-São-Jorge) Corte transversal, corado com Azul de Metileno em aumento médio. Foto: Jaderson Vinicius.

     

21 comentários:

  1. Introdução bem elaborada e a imagem ajuda a entender melhor o conteúdo! Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Foi usado um corante para melhor visualização das estruturas... Alguém poderia me confirmar se foi azul dimetiletileno!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mábson, o corante utilizado foi o Azul de Metileno.

      Excluir
    2. É a dúvida era a respeito do nome correto! Grato.

      Excluir
  3. Esta foto ficou ótima,podemos observar com nitidez o xilema o floema e o PARÊNQUIMA que não foi citado,que tem como função o preenchimento de espaços internos e reserva de substâncias e na fotossíntese (parênquima clorofilamo).Estou correto?

    ResponderExcluir
  4. gostaria que identificasse o parênquima na imagem....

    ResponderExcluir
  5. Esta foto ficou bem nítida para ser observada e estudada.

    OBS:sobre Floema e Xilema, pude observar que as principais células do Floema e Xilema, são originadas do Meristema Apical.

    ResponderExcluir
  6. Se eu não me engano,são as células maiores ao redor do xilema e floema.queria que alguém respondesse se estou correto ou não.

    ResponderExcluir
  7. Dando uma estudada sobre este conteudo,pude observar que como o xilema,o floema tambem pode ser primario ou secundario.

    ResponderExcluir
  8. Esta correto,acabei de tirar a duvida no email que o professor Dr.Guilherme nos enviou.^^

    ResponderExcluir
  9. o floema è o principal tecido condutor de substâncias orgânicas das plantas vasculares.

    ResponderExcluir
  10. Pude observar o FLOEMA que e responsável pela condução da SEIVA ELABORADA, que consiste basicamente de CARBOIDRATOS .

    ResponderExcluir
  11. Incrivel como atras de uma foto podemos enxergar coisas alem dos nossos olhos,e como o microscopio é eficaz nisso,xilema e floema é a parte da farmacobotanica pra mim mais interessante de se estudar!

    ResponderExcluir
  12. Como o Floema faz o transporte de seiva elaborada, constituída por substâncias orgânicas sintetizadas na fotossíntese, partindo das folhas em direção aos demais órgãos, principalmente os de reserva energética .Otimo relátorio .

    ResponderExcluir
  13. Como Observar sobre Floema e Xilema, pude observar que as principais células do Floema e Xilema, são originadas do Meristema Apical.

    ResponderExcluir
  14. Xilema ou lenho plantas portadoras de vasos que realizam o transporte de seiva nos organismos vegetais: pteridófitas, gimnospermas e angiospermas

    ResponderExcluir
  15. Floema LÍBER OU TECIDO CRIVADO: Transporta os produtos da fotossíntese, açúcares e materiais elaborados através da planta, desde o seu sítio de produção até onde serão consumidos; Além disso, o floema auxilia também na redistribuição da água e vários compostos para todo o corpo da planta... por isso o floema é tão importante para a estrutura de uma planta!

    ResponderExcluir
  16. Xilema: transporte de seiva bruta,Floema: transporte de seiva elaborada.quanto conhecimento podemos adquirir identificando o xilema e o floema através da microscopia as riquezas escondidas na folha.

    ResponderExcluir
  17. O xilema e o floema são encontrados nas plantas vasculares ou traqueófitas - que possuem vasos condutores. São essas as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
    São formados por longos tubos (vasos) constituídos por células especializadas por onde as seivas circulam.

    Xilema e floema primários: formados pelo meristema primário ou pleroma. As plantas crescem apenas na altura.
    Xilema e floema secundários: formados pela ação do câmbio. As plantas crescem apenas em espessura.

    ResponderExcluir
  18. Esclerênquima --> Tecido de sustentação dos vegetais, composto por células mortas, o esclerênquima é composto por diversos tipos celulares, por vezes formando tecidos distintos, por vezes dispersos no parênquima.
    São todas células mortas na maturidade, com parede celular espessada e lignificada, de modo que a parede destas células permanece no vegetal, constituindo tecidos.
    Fazem parte do esclerênquima células associadas ao xilema (fibras) e os esclereídeos, dispersos entre os tecidos parenquimáticos, ou constituindo verdadeiras carapaças, como quando formam o envoltório de sementes.

    ResponderExcluir
  19. Parênquima no tecido vegetal

    Parênquima Clorofiliano
    O parênquima vegetal (clorofiliano) é encontrado na raiz, caule, folhas, frutos e sementes e tem origem no meristema fundamental. Os parênquimas vegetais são formados por células vivas com parede celular delgada, formadas basicamente por celulose que é parede primária, as células dos parênquimas são poliédricas e isodiamétricas, ou seja, possuem diâmetros iguais nas varias direções.

    O parênquima vegetal desempenha varias funções e dependendo de sua função pode ser classificado:

    Os parênquimas de preenchimento ocupam espaços entre outros tecidos, formam boa parte da medula (parênquima medular) e do córtex (parênquima cortical) dos caules e das raízes.

    Os parênquimas clorofilados contém bastante cloroplastos e são responsáveis pela fotossíntese e em alguns outros órgãos verdes que são também chamados de clorênquimas.

    Os parênquimas de reserva que são tecidos que predominam em certos órgãos, tuberosos (caules, raízes, frutos) e nas sementes.

    O parênquima aqüífero tem a função de armazenar água para reserva. Ocorre principalmente em plantas que vivem em ambientes secos (Cactos).

    Parênquima aerífero ou aerênquima é tecido de reserva de ar. Ocorrendo principalmente em plantas aquáticas, auxiliando na flutuação e algumas vezes na respiração.

    Parênquima amilífero tem a função armazenar, proteínas, óleos, sacarose, inulina e amido.

    E por fim mas não menos importante temos os aerênquimas que são parênquimas com grandes câmaras ou lacunas entre suas células para que possa haver circulação do ar. São comuns em órgãos que garantem a fácil difusão de gases e em órgãos flutuantes, como é o caso das raízes respiratórias e dos pecíolos das folhas do copo-de-leite.

    ResponderExcluir