terça-feira, 7 de maio de 2013

Confecção Exsicata



Relatório da Pratica 1  



Coleta, Identificação, Herborização e Conservação Vegetal








Confecção Exsicata

Relatório apresentado a FASI, curso de Farmácia, 2º período, como forma de avaliação parcial das aulas práticas na disciplina de Farmacobotânica.


Prof. Dr. Guilherme Araújo Lacerda






1. Introdução
A coleta de material botânico de árvores ou outras formas de vegetação é importante e é o principal instrumento para a correta identificação cientifica de espécies e como prática de ensino tem auxiliado fortemente na valorização da biodiversidade local, uma vez que vem acompanhadas da identificação correta das plantas suas potencialidades de uso, conservação e multiplicação.
A identificação botânica se faz necessário para a obtenção de diferentes informações sobre espécies que possuem diferentes características e particularidades individuais os exemplares coletados são distendidos em folhas de jornal (maior absorção, o material será para coleção e não para uso) ou papel Kraft, dobrados, colocadas em papelão com canais sempre orientados no mesmo sentido.

2. Objetivo
                Confeccionar exsicatas para a coleção de plantas medicinais do herbário da FASI.

3. Material e Métodos
Material:
Usou-se 1 tesoura grande ou podão;1 cartolina branca; 2 lâminas (folhas de papelão); 2 prensas em madeira (pesadas e vazadas); 2 a 3 cordas ou elásticos;1 ficha de coleta (de campo); 1 lápis nº 2; Diversas amostras botânicas (ramos, folhas, caules, raízes, flores e
Frutos).

Métodos:
Usou- se com a tesoura coletar, cortando em bisel, o material vegetal (ramos
contendo folhas, flores e frutos;
Preencheu-se corretamente a ficha de coleta a lápis; Verificou-se na planta ou partes dela a presença indesejável de doenças e injúrias, se presentes, podar com o auxílio da tesoura; Montou-se o espécime sobre o jornal contendo uma lâmina de papelão na parte
de baixo; Verificou-se as posições  ventrais e dorsais das folhas; Com cuidado fechar o jornal sobre o espécime; Colocou-se outro jornal em posição contrária e uma lâmina de papelão por cima; Levar até as prensar e amarrar com a corda; Deixou-se em local seco, e observar com o tato a desidratação do espécime – recomenda-se trocar o jornal ao menos nos primeiros dias.


Figura 2: A integrante do grupo amarrando as  “ bagens” para que no processo de herborização ela não abra.
 ( FOTO: Joicy Souza Ferreira)



Figura 1: O integrante do grupo finalizando o processo de confecção de exsicata, ele está amarrando a prensa com um elástico. ( FOTO: Joicy Souza Ferreira)

 
4. Conclusão
        Depois de todo o processo ficou subtendido que para a identificação botânica é importante que a parte coletada da planta esteja sadia, também é necessário colher porções da planta suficiente para uma boa identificação. O processo de secagem é de extrema importância, já que as plantas devem ser bem secas. A confecção da exsicata deve ser cuidadosa, a fim de evitar a destruição da planta, sendo a etiqueta de identificação importante, pois as exsicatas são depositadas em herbários para consulta em estudos futuros.


5. Referência Bibliográfica
Oliveira, F. de. Fundamentos de farmacobotânica e de morfologia vegetal. 3ª Ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2009.

15 comentários:

  1. Aqui esta alguns cuidados na confecção de uma exsicata:
    Devem ser coletadas plantas que contenham estruturas reprodutivas como flores ou frutos, para facilitar a identificação, no caso de plantas de pequeno porte, devem ser retiradas inteiras, junto com a raiz. No caso de arbustos ou árvores, devem ser coletados ramos com cerca de 30 cm, onde estão as flores e frutos. A secagem do material deve ser feita à sombra, com o material prensado em jornal, e se a secagem for realizada a temperatura ambiente, o jornal deve ser trocado todos os dias, para evitar o crescimento de fungos. Devem ser anotados dados da coleta, como nome da planta, data da coleta, etc. Após a secagem, a planta deve ser fixada em papel ou cartolina, de preferência com linha e agulha. À direita da planta devem ser anexados os dados da planta, em uma etiqueta contendo nome cientifico, nome popular, local e data da coleta, nome do coletor e o nome do botânico que identificou.

    ResponderExcluir
  2. LEMBRANDO QUE AS PLANTAS COMPLETAS SÃO MAIS INDICADAS PARA COMPOR O HERBÁRIO, AS SEMENTES E FLORES, OU FRUTOS PODEM SER ANEXADOS EM UM ENVELOPE COM O NOME DA SUA PLANTA, E O SEU NOME, HÁ E NÃO PODEMOS NOS ESQUECER DA FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DA PLANTA. BJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os frutos devem ser colocados um um vidro qualquer,pode ser de maionese com alcool 70% Néia. ^^

      Excluir
  3. Exsicata é importante como fonte de identificação e catalogação das plantas coletadas a fim de um estudo mais profundo das mais variadas especies vegetais,trazendo variados benefícios no que tange a descoberta de novas propriedades e até mesmo novos fármacos a partir destas.

    ResponderExcluir
  4. E importante saber que as plantas devem ser coletadas em estado fértil, com flores e /ou frutos, que são os elementos indispensáveis para a identificação científica. O nome científico de uma planta é a primeira etapa para o acesso correto de todas as informações sobre botânica.

    ResponderExcluir
  5. Quando encontra-se qualquer tipo de infestação no material o curador deve ser
    sempre avisado para as providências necessárias.
    Deve-se fazer uma limpeza rigorosa, porém muito cuidadosa, com a ajuda de
    pincel, e depois todo o material do armário deve ir para o freezer e depois estufa (processo
    de descontaminação)
    Quando o material encontra-se mofado, faz-se a limpeza da planta aplicando-se
    formol diluído, várias vezes com pincel. Depois o material deve ir novamente para a
    estufa para secagem.

    ResponderExcluir
  6. OLHA ESTE BLOG!! ESTAS EQUIPE ESTA DE PARABENS!!!

    ResponderExcluir
  7. Uma sugestão aos meus colegas que dão manutenção ao blog existe muito material bom em fotos nos trabalhos, se postássemos algumas fotos com legendas das aulas praticas seria interessante!
    Muito bom o blog cada vez mais rico!

    ResponderExcluir
  8. A herborização consiste em coletar plantas vivas e secá-las nas devidas condições que conservem, da melhor maneira possível seus órgãos, isto é, formas e estruturas, para o estudo da botânica.

    ResponderExcluir
  9. As coleções de um herbário são as mais importantes ferramentas para o
    conhecimento sistemático e entendimento das relações evolutivas e fitogeografias da
    flora de uma região, para o desenvolvimento de pesquisas, dissertação, teses e
    monografias sobre os mais variados aspectos da Botânica.

    ResponderExcluir
  10. É muito importante aprender o modo de coleta pois assim na hora do corte não lasca o galho onde foi interceptado, e o modo correto de coletar é cortar em bisel, ou seja, na diagonal.

    ResponderExcluir
  11. Vale lembrar também, que fazendo o corte de forma correto, você não prejudica a planta.

    ResponderExcluir
  12. É importante lembrar que os nomes populares provocam muita confusão, pois variam
    bastante de uma região para outra. A nomenclatura científica, expressa em
    linguagem universal, denomina a mesma planta, com um único nome, em qualquer
    lugar .

    ResponderExcluir
  13. A prensagem deve ser feita de forma cuidadosa para que não perca o material coletado,para consultas futuras.

    ResponderExcluir
  14. Deve-se observar que a planta escolhida para fazer a excicata pode florescer em época diferente das demais espécies.

    ResponderExcluir