quarta-feira, 15 de maio de 2013

Organografia Vegetal


RELATÓRIO AULA PRÁTICA 02




Organografia Vegetal




Relatório apresentado a FASI, curso de Farmácia, 2º período, como forma de avaliação parcial das aulas práticas na disciplina de Farmacobotânica.


Prof. Dr. Guilherme Araújo Lacerda



   


1.      Introdução
    A folha é uma estrutura laminar composta pelo limbo, superfície verde, percorrida pelas nervuras, que encerram os vasos condutores, nervuras estas que convergem para um eixo central denominado pecíolo, que atua como estrutura de sustentação da folha, ligando-o ao caule. Na região próxima a este, forma- se, no pecíolo, a bainha, que protege as gemas vegetativas (primórdios foliares).
    As estípulas são formações geralmente duplas e pontiagudas localizadas junto á base das folhas. Em algumas plantas as estípulas podem ser transformadas em espinhos.
   As principais funções da folha são a realização das trocas gasosas, da fotossíntese, da transpiração, gutação e reprodução assexuada, em alguns casos.

2.      Objetivo
   Reconhecer as partes das folhas, e estuda-la como órgão vegetativo com importantes funções metabólicas no vegetal. É de extrema importância para a botânica conhecer esse órgão da planta, uma vez que os aspectos das folhas muitas vezes diferem as espécies.

3.      Materiais e métodos
        Utilizou-se diferentes folhas em exsicata (preparadas na prática 01 - aula anterior), um exemplar do livro atlas em organografia, 1 cartolina branca e uma câmera fotográfica digital. Com esses materiais identificou-se a planta quanto a: (Fig 1.)

1. Nome científico: Psidium guajava
2. Família: Myrtaceae
3. Nome vulgar: Goiabeira
4. diferenças nas faces: possui face adaxial e abaxial presentes
5. nervação: peninérveas
6. consistência: coriacea
7. superfície: rugosa
8. limbo(a forma): elítica
9. limbo (ao bordo): ondulado
10. limbo (ao ápice): mucronada
11. limbo (a base): acunheada
12. limbo (a divisão): folha composta
13. disposição das folhas o caule: opostas cruzadas
14. presença de folhas reduzidas: não possui
15. presença de folhas modificadas: não possui

Figura1: Planta que foi realizada o estudo da sua organografia vegetal. (Foto: Carla Fabíola).



Figura2: A integrante do grupo visualizando através do microscópio a organografia vegetal da planta.


4.      Resultados e discursões
      Cada grupo realizou seu próprio procedimento segundo as orientações descritas em material e métodos, onde se observou e identificaram-se todas as partes constituintes da folha da planta. A identificação da planta foi realizada a olho nu e também através do microscópio. A observação da organografia vegetal foi suficiente para reconhecer as partes constituintes da folha e suas principais funções metabólicas.
  
5.      Conclusão
 Conclui-se que as folhas são parte de suma importância para a planta e o meio ambiente. Pôde-se identificar cada parte da folha, desde sua nomenclatura, o tipo de limbo, se a folha é composta, reduzidas ou modificadas, até a quantidade e os tipos de folíolos.
      Cada planta possui suas próprias características e essas características, que as difere de outras, contribuindo para que cada uma desempenhe seu papel na natureza.

6.      Referências bibliográficas
 Appezzato-da-Glória, B. & Carmello-Guerreiro, S. M. (eds.) 2006. Anatomia Vegetal. 2a ed. Viçosa: Editora UFV.

JOLY, Ailton Brandão. Intrudução à taxonomia vegetal. 13ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2002.

LORENZI, Harri, F.J de Abreu, Plantas medicinais no Brasil: nativas, exóticas e cultivadas. Nova Odessa- SP. 2002.
OLIVEIRA, Fernando de. Fundamentos de Farmacobotânica. 2ª ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2003.

VIDAL, W. N.; VIDAL, M. R. R. Botânica e organografia-quadros sinóticos ilustrados de fenerógamos. 4ª ed. Viçosa: UFV, 2003. P.76-95.







22 comentários:

  1. Lembrando que há varios tipos de nervuras que mudam de folha para folha das especies.

    ResponderExcluir
  2. Neste relatório fez se um estudo mais aprofundado das folhas observando suas mais diversas características e peculiaridades,onde foi possível reconhecer as partes que as constituem,mostrando portanto a importância das suas funções nas plantas.

    ResponderExcluir
  3. Esse estudo das me fez entender melhor que, as folhas que possuem o limbo sem nenhum tipo de divisão são chamadas de folhas simples; enquanto outras folhas são compostas, e seu limbo é dividido em folhas menores chamadas de folíolos, com a pratica foi possível entender melhor sobre as folhas parte imprescindível da planta pois afinal ela e a responsável pela fotossíntese.

    ResponderExcluir
  4. apesar de existir inúmeros tipos de folhas, todas tem a mesma finalidade, realizar a fotossíntese.

    ResponderExcluir
  5. Podemos ver que a folha é um apêndice cauliniar presente em quase todos os vegetais superiores,e em algumas espécies é comum a transformação em espinhos.podemos entender que a folha em geral são estruturas planas,de modo que o tecido clorofiliano,responsavel pela fotossíntese fica próximo a superfície com esta forma fascilita a captação de luz e ao mesmo tempo a perca de agua das plantas.Podemos ver que a transpiração excessiva das folhas pode levar a desidratação e até mesmo a morte.

    ResponderExcluir
  6. Como é possivel identificarmos cada folha?Cada uma tem sua particularidade?ou todas tem a mesma finalidade com formas diferentes?

    ResponderExcluir
  7. Todas tem a mesma finalidade e com formas diferentes ^^

    ResponderExcluir
  8. Lembrando que as folhas sao responsaveis pela reprodução assexuada

    ResponderExcluir
  9. Vale ressaltar que as folhas sao compostas pelo limbo, pecíolo e estipula.

    ResponderExcluir
  10. Pode não parecer, mas as folhas trabalham e muito. Elas são responsáveis pela respiração e transpiração dos vegetais e produzem o alimento para toda a planta (para isso, usam a água e os nutrientes absorvidos pelas raízes, a luz do Sol e o gás carbônico que elas retiram da atmosfera).
    Para dar conta de todas essas tarefas, as folhas são bem equipadas.
    A maioria das folhas é verde porque elas possuem muita clorofila. Mas existem outros pigmentos que também ajudam na fotossíntese ou dão proteção contra o Sol. Por isso algumas folhas são vermelhas, roxas, azuladas ou de várias cores. ^^

    ResponderExcluir
  11. Como pude observar as principais funções da folha são a realização das trocas gasosas, da fotossíntese, da transpiração, gutação e reprodução assexuada, em alguns casos.;)

    ResponderExcluir
  12. A forma da folha é dada pela forma
    geral do limbo e apresenta grande variedade.

    ResponderExcluir
  13. Por estar presente em todos os vegetais, a folha é parte imprescindível da planta, pois é através dela que o vegetal consegue absorver luz solar e gás carbônico para o processo da fotossíntese é algo fantastico.

    ResponderExcluir
  14. É possível reconhecer as partes constituintes da folha e as importantes funções metabólicas no vegetal, que foram alcançadas na aula prática.

    CARLA FABIOLA BARBOSA QUINTINO

    ResponderExcluir
  15. - Uma curiosidade muito peculiar sobre uma planta holoparasita, ou seja, uma planta sugadora que se fixa ao líber (floema), e assim deixa de fazer fotossíntese. Lembrando que ela e a única planta a sugar o floema. Não chega a matar a planta, assim ela não é considerada uma planta parasita.

    ResponderExcluir
  16. Diferente das orquídeas e das bromélias que são hemiparasitas que só sugam a seiva bruta (xilema) para sobreviver os sais minerais e água. Elas usam as plantas maiores como suporte para se manter no alto.

    ResponderExcluir
  17. No estudo desta aula pude perceber a diversidade da folha, quanto as funções, estruturas, nomenclaturas, etc. As partes constituintes das folhas são, o limbo, o pecíolo e a bainha. Mas o que me chamou maior atenção foi o limbo, que é a parte essencial da folha e que caracteriza-se, em geral, por ser uma superfície plana e ampla ,sendo esta, sustentada pelas nervuras, onde possibilita uma maior área para a captação de luz solar e do gás carbônico.

    Mateus Lidório

    ResponderExcluir
  18. é fundamental conhecer as diferentes estruturas das folhas, algumas folhas possuem o limbo sem nenhum tipo de divisão e por isso são chamadas de folhas simples, enquanto outras folhas são compostas, e seu limbo é dividido em folhas menores chamadas de folíolos.

    ResponderExcluir
  19. Achei espetácular a importância das folhas e as característcas que cada uma possui,pude perceber que nenhuma delas faz parte do nosso meio ambiente por acaso. Todas tem a mesma finalidade.

    ResponderExcluir
  20. Folhas são orgãos das plantas especializadas na captação de luz e trocas gasosas com a atmosfera para realizar a fotossìntese e respiração. E podemos classificar a folha quanto a: Diferença nas faces, nervação, consistência, superfìcie, limbo(a forma), limbo(ao bordo), limbo(ao àpice), limbo(a base), limbo(a divisão), disposição das folhas no caule, presença de folhas reduzidas e presença de folhas modificadas.

    ResponderExcluir
  21. A fotossíntese é uma das funções mais importantes da folha. É por meio dela que a planta produz o alimento de que necessita para se manter viva. Para a ocorrência da fotossíntese, uma planta necessita de gás carbônico, de água e de energia luminosa

    ResponderExcluir