segunda-feira, 17 de junho de 2013

Relatório da Prática 10



Laminário Permanente


Relatório apresentado a FASI, curso
de farmácia 2° período, como forma de
avaliação parcial das aulas práticas na
disciplina de farmacobotânica.

                                                                  Prof. Dr. Guilherme Araújo Lacerda


1. Introdução

Na estrutura anatômica da raiz de uma monocotiledônea podemos distinguir: a epiderme (epd) constituída por uma camada de células vivas que reveste a raíz com crescimento primário (sistema dérmico); no sistema fundamental, a zona cortical ou córtex (ctx) constituído geralmente por células de parênquima e cuja camada mais interna é designada endoderme (end), formada por células cuja parede contém algumas zonas suberificadas; a parte externa da zona cortical pode designar-se de exoderme (exd) podendo apresentar várias camadas de células compactadas; o cilindro central (cc) que inclui o sistema vascular apresenta uma camada exterior de células em geral parenquimatosas, formando o periciclo (per), tecidos vasculares (feixes de xilema (xil) e de floema (flo) e, nas raízes desenvolvidas, observa-se a medula
(med) zona central da estrutura, preenchida por células parenquimatosas. A estrutura da raiz de uma eudicotiledônea, ainda em crescimento primário, possui epiderme (epd), zona cortical (ctx) e cilindro central (cc), limitado externamente pela endoderme (end).

2. Objetivo

Reconhecer os diferentes tipos de estruturas radiculares nos espécimes vegetais da coleção do laminário botânico permanente da instituição.

3. Material

01 Microscópio óptico;
04 Lâminas de cada caixa do laminário de botânica
01 Microscópio trinocular acoplado a TV.

4. Métodos

  •      Acompanhamos a leitura das lâminas através do roteiro de aulas práticas sendo:

Classe Lilipsida (monocotiledôneas)



 05B - Liliaceae – mitose – (FA/FG) Allium cepa - ponta da raiz - Corte longitudinal



13B - Iridaceae – raiz monocotiledônea – (H/F) Iris germanica - raiz - Corte transversal




36B - Orchidaceae – velame – (H/F) Cattleya - raiz - Corte transversal


Classe Magnoliopsida (eudicotiledôneas)



10B - Vitaceae – raiz eudicotiledôneas – (H) Cissus gongyloides – raiz - Corte transversal



5. Conclusão

Concluímos que na estrutura anatômica da raiz de uma monocotiledônea podemos distinguir: a epiderme, crescimento primário (sistema dérmico), a zona cortical ou córtex (ctx), endoderme (end), exoderme (exd), o cilindro central (cc), o periciclo (per), tecidos vasculares (feixes de xilema (xil) e de floema (flo), medula (med).

6. Referências bibliográficas

BIOTEC LÂMINAS E MATERIAL DIDÁTICO. Manual de microscopia
aplicada a biologia. São Paulo: BIOTEC, [200-?]. 14p.

VIDAL, W. N.; VIDAL, M. R. R. Botânica: organografia – quadros sinóticos
ilustrados de fanerógamos. 4a ed. Viçosa: UFV, 2003. p.108-116.







10 comentários:

  1. Isso é curioso de mais,as raízes surgiram, na evolução, a partir das pteridófitas.
    as funções são fixação, absorção e condução de água e sais minerais. Também armazenam substâncias nutritivas e fazem aeração.
    E foram originados o embrião (esporófito jovem) é formado por um eixo caulinar (hipocótilo-epicótilo), uma ou duas folhas embrionárias (cotilédones) e por uma raiz embrionária (radícula). Com a germinação da semente, a radícula sofre divisões e alongamentos celulares, originando a raiz.

    ResponderExcluir
  2. Com esta pratica pude saber distinguir a epiderme , crescimento primario a zona cortical ou córtex a endoderme , exoderme , o cilindro central, o periciclo os tecidos vasculares e a medula.

    ResponderExcluir
  3. Raízes fasciculadas - Também chamadas raízes em cabeleira, elas formam numa planta um conjunto de raízes finas que têm origem num único ponto. Não se percebe nesse conjunto de raízes uma raiz nitidamente mais desenvolvida que as demais: todas elas têm mais ou menos o mesmo grau de desenvolvimento. As raízes fasciculadas ocorrem nas monocotiledôneas. o bambu; cana-de-açúcar; grama; milho; arroz; cebola; gengibre; coco; palmeiras.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Como podemos observar o sistema fundamental, a zona cortical ou córtex constituído geralmente por células de parênquima e cuja camada mais interna é designada endoderme

    ResponderExcluir
  6. observamos que a estrutura da raiz de uma eudicotiledônea, ainda em crescimento primário, possui epiderme (epd), zona cortical (ctx) e cilindro central (cc), limitado externamente pela endoderme (end).

    ResponderExcluir
  7. as monocotiledoneas possuem flor trimera..nervura paralela raiz fasciculada,1 cotilédone e caule sem ramificações..
    ANA CAROLINE DUARTE

    ResponderExcluir
  8. O que é mostrado nessa aula é a estrutura anatômica da raiz de uma monocotiledônea que podem ser diferenciadas a (epd), (ctx) ,(end), (exd), (cc) ,(per)e tecidos vasculares (xil) e (flo),e mostra também as raízes desenvolvidas como a estrutura da raiz de um eudicotiledônea quando em crescimento primário, tem (epd), (ctx),(cc),e é limitado pelo endoderme(end).
    Daniela P.Brandão

    ResponderExcluir
  9. Parabéns aos nossos colegas e integrantes do blog ,pela grande criatividade, e por facilitar também mais ainda o nosso aprendizado pois através desse blog muitas duvidas foram resolvidas inclusive as minhas , valeu

    Camila Aparecida

    ResponderExcluir