segunda-feira, 17 de junho de 2013


Relatório da Prática 11

Anatomia da Flor

Relatório apresentado a FASI, curso
de farmácia 2° período, como forma de
avaliação parcial das aulas práticas na
disciplina de farmacobotânica.

                                                                  Prof. Dr. Guilherme Araújo Lacerda

1.Introdução
A flor é a estrutura reprodutora característica das plantas denominadas espermatófitas ou fenerogâmicas. A função de uma flor é a de produzir sementes através da reprodução sexuada. Para as plantas, as sementes representam o embrião, que ira germinar quando entrar em contato com um substrato propicio; as sementes são o principal meio através do qual as espécies de angiospermas e gimnospermas se perpetuam e se propagam. Todas as espermatófitas possuem flores que produzirão sementes , mas a organização interna da flor é muito diferente nos dois principais grupos de espermatófitas: gimnospermas e angiospermas. As gimnospermas podem possuir flores que se reúnem em estróbilos, ou a mesma flor pode ser um estróbilo de folhas férteis. Por sua vez, uma flor típica de angiospermas é composta por quatro tipo de folhas modificadas, tanto estrutural como fisiologicamente, para produzir e proteger os gametas: sépalas, pétalas, estames e carpelos. Nas angiospermas, a flor da origem, após a fertilização e por transformação de algumas das suas partes, a um fruto que contem as sementes.
2. Objetivo
ü  Reconhecer os diferentes tipos de estruturas florais no hibiscos sp (Graxa de Estudante ou Bico de Princesa ou Ibisco) da família Malvace e transpor este conhecimento para os demais angiospermas.
3. Material e Métodos
Materiais:
·         01 Flor de Hibiscus sp.;
·         01 pinça ou pincel;
·         01 Microscópio óptico;
·         01 Esteromicroscópio ou lupa;
·         01 Gota de agua;
·         01 Lâmina de barbear;
·         01 Lâmina;
·         01 Lâminula;
·         01 Microscópio trinocular acopiado a tv;



Foto tirada pelo integrante do grupo : Thiago Diniz Santos (flor de hiobiscus sp-mas conhecida como graxa de estudante ou bico de princesa ou ibisco)


Métodos


ü  Identificamos na flor de  Hibiscus sp as anteras e com o auxilio da pinça ou pincel recolhemos alguns grãos de pólen;
ü  Espalhamos cuidadosamente pela lâmina, gotejamos a agua e cubrimos com a lamínula;
ü  Fotografamos com o auxilio de uma câmera digital nas devidas objetivas;
ü  Com a lâmina de barbear fizemos um corte longitudinal na base da flor realçando as estruturas internas da mesma;
ü  Observamos esta mesma estrutura no estereomicroscópio;
ü  Nomeamos todas as estruturas anatômicas externas e internas nas fotografias;



Foto tirada pelo integrante do grupo : Thiago Diniz Santos (flor de hiobiscus sp-mas conhecida como graxa de estudante ou bico de princesa ou ibisco).Integrante do grupo analizando os diferentes tipos de estruturas.




Foto disponibilizada pelo site* (flor de hiobiscus sp-mas conhecida como graxa de estudante ou bico de princesa ou ibisco).Integrante do grupo analizando os diferentes tipos de estruturas, como as pétalas, pólen, estames e anteras.



Foto tirada pelo integrante do grupo : Thiago Diniz Santos (flor de hiobiscus sp-mas conhecida como graxa de estudante ou bico de princesa ou ibisco).Integrante do grupo analizando os diferentes tipos de estruturas como o cálice e pedúnculo.





Foto tirada pelo integrante do grupo : Thiago Diniz Santos (flor de hiobiscus sp-mas conhecida como graxa de estudante ou bico de princesa ou ibisco).Integrante do grupo analizando os diferentes tipos de estruturas como o receptáculo e carpelos.





Foto tirada pelo integrante do grupo : Thiago Diniz Santos (flor de hiobiscus sp-mas conhecida como graxa de estudante ou bico de princesa ou ibisco).Integrante do grupo analizando os diferentes tipos de estruturas como o Pólen e os estames.




Foto tirada pelo integrante do grupo : Thiago Diniz Santos (flor de hiobiscus sp-mas conhecida como graxa de estudante ou bico de princesa ou ibisco).Integrante do grupo analizando os diferentes tipos de estruturas como a antera.




Foto tirada pelo integrante do grupo : Thiago Diniz Santos (flor de hiobiscus sp-mas conhecida como graxa de estudante ou bico de princesa ou ibisco).Integrante do grupo analizando os diferentes tipos de estruturas como o Pólen.


Conclusão
                Após analisarmos os diferentes tipos de estruturas da flor Hibiscus sp. Concluirmos que é possível identificar cada estrutura florais e as informações que podem ser inferidas do estudo para o conhecimento das angiospermas e que o pólen fecunda a antera dando origem a semente, através da semente forma-se o fruto fazendo a função de uma flor que é produzir os mesmos através da reprodução sexuada. Dessa forma foi alcançado satisfatoriamente o objetivo da aula.


Referências Bibliográficas

VIDAL,W.N.;VIDAL,M,R.Botânica:organografia – quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos.4ª ed.Viçosa:UFV,2003.p.12-54.
* Biologados.botânica.taxonomia vegetal.Disponivel em< http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.biologados.com.br/fotos/plantas/flor_hibisco_genero_hibiscus_malvaceae.jpg&imgrefurl=http://www.biologados.com.br/botanica/taxonomia_vegetal/flor_angiosperma_gamo_dialipetala_dimera_trimera_tetramera_pentamera.htm&usg=__FfEHTecTsqyy6EHKjlVu599T_84=&h=450&w=600&sz=68&hl=pt&start=3&sig2=obV83Jy0d0CeGt8t_3WP1w&zoom=1&tbnid=kwG_T1IenmThNM:&tbnh=101&tbnw=135&ei=wea3UaPgJc_64AOgFQ&itbs=1&sa=X&ved=0CC8QrQMwAg>Acessado em:12 de junho de 2013.

31 comentários:

  1. Curiosidades
    Em determinadas espécies vegetais, as sépalas se assemelham às pétalas e nesse caso dizemos que esse conjunto de sépalas e pétalas forma uma tépala.

    ResponderExcluir
  2. Lembrando que o grão de pólen é uma célula binucleada (núcleo vegetativo e núcleo reprodutivo) cercada por duas membranas a exina (mais externa) e a intina ( mais interna). A exina é cheia de rugas que permitirão a fixação na parte superior do carpelo, para que depois possa haver a fecundação...
    Mírian Mello de Jesus.

    ResponderExcluir
  3. E também,o grão de pólen é um esporo e ainda não é o gameta masculino do vegetal, ele será formado mais tarde quando, dentro do tubo polínico o núcleo reprodutivo se dividir formando dois anterozóides.

    ResponderExcluir
  4. Miriam Gonçalves Oliveira18 de junho de 2013 às 06:42

    Na verdade não participei dessa aula, através do relatório pude observar muito bem a divisão da planta Hibiscus sp, toda sua estrutura e como é feita a sua reprodução. As figuras postadas estão bem simples para o entendimento está me ajudando muito para o estudo da próxima V.A.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Incrivel como uma flor tao simples pode fazer acontecer varias transformaçoes,e o que seu polen pode fazer(um "pozinho") tao pequeno) é a natureza mostrando tudo que é capaz!

    ResponderExcluir
  6. Estames são folhas modificadas, onde se formam os gametas masculinos da flor. Um estame geralmente apresenta uma parte alongada, o filete, e uma parte terminal dilatada, a antera.
    O interior da antera é geralmente dividido em quatro cavidades, dentro das quais se formam os grãos de pólen. No interior de cada grão de pólen forma-se dois gametas masculinos, denominados núcleos espermáticos. Quando a flor está madura, as anteras se abrem e libertam os grãos de pólen.
    Uma das aulas práticas mais interessantes, nos ajudou a entender como e feita a reprodução dessa flor muito conhecida.

    ResponderExcluir
  7. Os orgãos reprodutores ou as estruturas onde se produzem os gâmetas, nas plantas, são designados por Gametângios, e como tal, existem gametângios femininos e masculinos.
    Os gâmetangios masculinos são designados por Estames e os gametângios femeninos são designados por Carpelos
    Os Estames são constituidos por Anteras e Filetes e os Carpelos são constituídos por o Estigma, o estilete e os ovários.As anteras sao constituídas por tubos polínicos que produzem os gâmetas maculinos – os grãos de polen.
    Os ovários produzem os gâmetas femeninos – os óvulos.
    A reprodução sexuada efectua-se quando ocorre uma transferência dos grãos de pólen para o sistema reprodutor das plantas (mais propriamente no estigma), ocorrendo a polinização.
    A polinização é Directa, se se verificar que os grãos de polen caem sobre o estigma da propria planta. (isto só é possivel em plantas hermofroditas, que possuem os dois gametângios)
    A polinização é cruzada quando se verifica que os grãos de polen caem sobre o estigma de outras plantas.
    Os agentes responsáveis pelo tramsporte dos grãos de polen são tanto abioticos (factores ambientais) como bioticos (seres vivos) .

    E o processo de fecundação ocorre quando os grãos de polen ao cairem sobre o estigma do sistema reprodutor da planta, ou seja, do carpelo, váo formar um longo tubo polínico sobre a estilete até penetrarem no ovário e ocorrerá a junção entre o gâmeta femenino e masculino, processando-se a fecundação e posteriormente formará a semente. uaaaaaaaal rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Como sementes são o principal meio através do qual as espécies de angiospermas e gimnospermas se perpetuam e se propaga assim todas as espermatófitas possuem flores que produzirão sementes , mas e bem diferente nos dois principais grupos de espermatófitas as gimnospermas e angiospermas.

    ResponderExcluir
  9. Logo que a flor se abre a antera ainda não está madura e ainda não produziu grãos de pólen.
    Fazendo-se um corte transversal, verifica-se que é dividida simetricamente em duas metades (tecas), existindo em cada uma delas duas cavidades denominadas sacos polínicos, revestidas por uma camada nutritiva de células denominada "tapetum". Verifica-se, também que, abaixo da epiderme, existe uma camada de celulas com paredes reforçadas, denominada endotécio ou camada mecância. Nesta fase, dentro de cada saco polínico são encontradas células que, como todas as demais, são diplóides, chamadas de "células mãe de grão de pólen".

    ResponderExcluir
  10. O grão de pólen que representa a estrutura masculina , eles são pequenos e arredondados, são eles que fecunda a oosfera

    ResponderExcluir
  11. As plantas passam pelos problemas que os animais podem contornar com a locomoção: elas também sofrem com a falta de recursos do solo e com o frio; elas também precisam de parceiros sexuais que podem estar distantes; e necessitam que suas sementes cheguem num local adequado para germinar e crescer… São muitas as barreiras a serem vencidas, e sem poder sair do lugar!
    Se as plantas não se mechem, como elas podem encontrar os seus parceiros reprodutivos distantes? Elas não podem marcar um encontro romântico, com jantar a luz de velas; não podem se tocar; mas têm de se reproduzir. Bom, nessa hora, as plantas precisam de precisam de alguém que se mova por elas, e esse “cupido” é o vetor de polinização.
    Os vetores de polinização podem ser abióticos ou bióticos.
    Os vetores abióticos são aqueles que não tem vida, como a água e o vento. WLLY DANIELA

    ResponderExcluir
  12. Atravéz das flores acontece a polinização..e os frutos são a consequencia da polinização ..são como os filhos das plantas..e é atravéz dos frutos que saaem as sementes.

    ResponderExcluir
  13. O estame é o órgão masculino das plantas que produzem flores: Angiospermas.Um estame é constituído por três partes: antera, conectivo e filete.
    Antera: Parte superior do estame, com formato globuloso. Contém os microsporângios que produzem os esporos haplóides, denominados grãos de pólen (gametas masculinos)
    Conectivo: Pequena estrutura que liga a antera ao filete
    Filete: Haste que liga o receptáculo da flor à antera. Esses são alguma partes desta flor Hibiscus sp.mais conhecida como brinco- de princesa. JOYCE FERNANDA DE SOUZA

    ResponderExcluir
  14. Podemos observar que as gimnospermas podem possuir flores que se reúnem em estróbilos, ou a mesma flor pode ser um estróbilo de folhas férteis

    ResponderExcluir
  15. Órgãos de proteção
    Órgãos que envolvem as peças reprodutoras propriamente ditas, protegendo-as e ajudando a atrair animais polinizadores. O conjunto dos órgãos de proteção designa-se perianto. Uma flor sem perianto diz-se nua.
    cálice – conjunto de sépalas, as peças florais mais parecidas com folhas, pois geralmente são verdes. A sua função é proteger a flor quando em botão. A flor sem sépalas diz-se assépala. Se todo o perianto apresentar o mesmo aspecto (tépalas), e for semelhante a sépalas diz-se sepalóide. Neste caso diz-se que o perianto é indiferenciado.
    corola – conjunto de pétalas, peças florais geralmente coloridas e perfumadas, com glândulas produtoras de néctar na sua base, para atrair animais. A flor sem pétalas diz-se apétala. Se todo o perianto for igual (tépalas), e for semelhante a pétalas diz-se petalóide. Também neste caso, o perianto se designa indiferenciado. WLLY DANIELA ROCHA SANTOS.

    ResponderExcluir
  16. Nas angiospermas, a flor dá origem, após a fertilização e por transformação de algumas das suas partes, a um fruto que contém as sementes.
    Géssika de Jesus Oliveira

    ResponderExcluir
  17. Podemos perceber que a prática 11, foi uma das mais belas e interessantes, as imagens observadas microscopicamente nos faz encantar cada vez mais pela beleza das flores. E além de tudo a função de uma flor é a de produzir sementes através da reprodução sexuada. Maria Clara Afonso Fonseca.

    ResponderExcluir
  18. A flor é a estrutura reprodutora característica das plantas denominadas espermatófitas ou fanerogâmicas. A função de uma flor é a de produzir sementes através da reprodução sexuada. Para as plantas, as sementes representam o embrião, que irá germinar quando entrar em contato com um substrato propício; as sementes são o principal meio através do qual as espécies de angiospermas e gimnospermas se perpetuam e se propagam. Claudinéia Miranda Silva

    ResponderExcluir
  19. A flor é o órgão responsável pela reprodução da planta. Ela se origina a partir de uma gema florífera que pode estar na axila da folha ou no ápice caulinar. Ela se constitui de folhas modificadas chamadas antófilos. Os antófilos se diferenciam dando origem aos quatro verticilos florais: cálice, corola, androceu e gineceu. O perianto se diferencia precocemente, originando as sépalas e pétalas. Estas são recobertas por epiderme e são altamente vascularizadas por vasos de pequeno porte.

    Bruna Pinheiro

    ResponderExcluir
  20. A aula prática 11 na qual estudamos a flor de Hibiscos foi uma das aulas mais interessantes pois aprendi que as sementes é o principal meio pelo qual as espécies de angiospermas e gmnospermas se perpetuam e se propagam produzindo sementes através da reprodução sexuada.Yuri Fernandes Ribeiro.

    ResponderExcluir
  21. Pesquisei em um site e descobri que a flor do Hibiscos ajuda a diminuir a pressão sanguínea.Apenas 3 xícaras por dia podem ajudar evitar doenças e ataques cardíacos ,além de problemas nos rins.Quero saber se foi comprovado ou é apenas um conhecimento popular o uso do chá nas patologias acima citadas.

    Yuri Fernandes Ribeiro.

    ResponderExcluir
  22. Essa aula foi muito interessante, uma vez que aprendemos as partes da flor brinco- de- princesa, e cada parte com uma função diferente.
    #curtimuito.
    JOYCE FERNANDA DE SOUZA ANDRADE

    ResponderExcluir
  23. A aula prática 11: anatomia da flor foi linda e de grande importância,pois tivemos a oportunidade de observar imagens belíssimas da flor brinco-de-princesa e também aprendemos a identificar cada estrutura: pétalas, pólen,estames, antéra e suas respectivas funções.
    CARLA CRISTINA MOREIRA BRAGA

    ResponderExcluir
  24. NESTA AULA O PROFESSOR GUILHERME PEDIU PRA RETIRAR POR MEIO DE UM PINCEL OS PÓLEM DA FLOR E COM AUXILIO DO MICROSCOPIO PODEMOS VER ESSAS ESTRURARS COM O OBJETIVO DE 40. MARLEI CESAR SILVA

    ResponderExcluir
  25. O hibisco é uma angiosperma; as angiospermas são as plantas que mais predominam em nosso planeta, são encontradas em diversos tamanhos, formas, cores e ambientes. Elas apresentam flores e frutos, as flores são resposáveis pela reprodução sexuada. Os frutos protegem as estruturas das plantas.


    Fernanda Rodrigues Souza

    ResponderExcluir
  26. Nas Gimnospermas, que surgiram primeiro, as flores são incompletas, pois além de não possuirem sépalas e pétalas, que formam o revestimento externo, não produzem os óvulos dentro de um ovário, não formando, portanto, frutos.
    As Angiospermas, por outro lado, surgiram mais tarde e suas flores são completas, nelas os óvulos, que irão produzir as sementes, se formam dentro de uma estrutura fechada, o ovário, que irá se transformar no fruto. Camila Aparecida

    ResponderExcluir
  27. A flor de hibisco e uma flor linda, foi interessante observar as estruturas dessa especie.
    Pesquisei sobre essa flor, e descobrir que o chá hibisco serve para emagrecer.rs

    ResponderExcluir
  28. os cortes usando para antera pode se transversal e o ovario tambem?francineia cardoso lima 2° periodo farmacia noturno-noturno

    ResponderExcluir
  29. o estame sendo um orgão mascculino pertence a clsse do monocodiolodoneos?

    ResponderExcluir
  30. o fruto se forma apartir de um ovulo em espera transformando em semente dai da o fruto

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir