quarta-feira, 5 de junho de 2013

Cortes a mão livre e substâncias ergásticas

Relatório da Prática 04

Cortes a mão livre e substâncias ergásticas


Relatório apresentado a FASI, curso
de farmácia 2° período, como forma de
avaliação parcial das aulas práticas na
disciplina de farmacobotânica.

                                                                  Prof. Dr. Guilherme Araújo Lacerda


1.Introdução

Para a observação microscópica em microscopia óptica é indispensável que o material a ser observado seja suficientemente fino e transparente. Isto significa que o material deve ser cortado e posteriormente, clarificado, podendo ser, a seguir, corado ou não.

2. Objetivo

Preparar o material vegetal de acordo com as técnicas de cortes a mão livre, montagem e coloração/descoloração histológica vegetal para microscopia óptica.

3. Material

01 Lâminas de barbear (gilete);
03 Placas de Petri;
10 Lâminas de microscopia (limpas e secas);
10 Lamínulas de microscopia (limpas e secas);
01 Folhas de isopor grosso;
01 mL corante Lugol;
05 mL de hipoclorito de sódio 2%;
10 mL de água destilada (pisseta);
01 Microscópios ópticos;
01 Batata-inglesa;
01 Caule de Coroa-de-Cristo;
01 Caule de batata inglesa;
01 Folha de Purpurina.

4. Métodos

ü  Montamos no isopor uma estrutura de suporte para os órgãos vegetais serem em seguida cortados;
ü  Com a lâmina de barbear fizemos cortes transversais, paradérmicos, longitudinais radiais e tangenciais e colocar nas Placas de Petri contendo água destilada;
ü  Escolhermos os melhores cortes (finos e transparentes) com o auxílio do pincel (uso pessoal);
ü  Colocamos sobre a lâmina, corar ou descorar, cobrir com a lamínula e observamos ao microscópio óptico;
ü  Raspamos na batata inglesa, na folha de Purpurina e no látex da Coroa-de-cristouma gota de material e espalhar sobre a lâmina, corar com lugol e observamos ao microscópio óptico;
ü  Fotografamos com o auxilio de uma câmera digital as amostras nas diferentes lentes do microscópio.



Figura 1: Caule da batata Inglesa. ( Foto: João Rodrigues Sobrinho ).



Figura 2: Coroa de cristo. ( Foto: João Rodrigues Sobrinho).




Figura 3: Folha da purpurina. ( Foto: João Rodrigues Sobrinho ). 



    5. Conclusão

      Estando todos mais familiarizados com a utilização do microscópio e sua focalização, podemos observar as diferentes formas de estruturas dos materiais utilizados, podendo assimco as lentes aumentadas perceber como são distintas e interessantes. O trabalho em grupo ajudou a todos quanto a dificuldades e particularidade de cada um, ajudando mutuamente com a divisão das tarefas.

    6. Referências bibliográficas

      OLIVEIRA, F. de. Fundamentos de farmacobotânica e de morfologia vegetal. 3ª Ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2009. 228p.








14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Lembrando que corte abaxial e feito pela parte inferior e corte adaxial e feito pela parte superior! Abaxial (baixo) Adaxial(alto,Deus) so pra memorizar!
    Jaderson Vinicius

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar que substancias ergasticas são substancias produzidas pelas plantas que podem servir de reserva energética ou ate mesmo serem descartadas as principais são: o amido, os cristais, óleos e gorduras, proteínas e o tanino, entre outras.
    Portanto glúten é uma proteína ergástica amorfa que se encontra na semente de muitos cereais combinada com o amido.
    Eliane da Silva Pereira

    ResponderExcluir
  4. Também são esgásticas as substâncias fenólicas, resinas, gomas, borracha e alcalóides. Muitas vezes as células que contêm essas substâncias são diferentes morfo e fisiologicamente das demais, sendo denominadas idioblastos.

    ResponderExcluir
  5. Substâncias ergásticas tamben são produtos resultantes do metabolismo celular eque assumem forma visível no interior das células,sendo, por isto, também denominadas de inclusões celulares;Podem ser de natureza orgânicas ou inogânicas #taaeadica ^^

    ResponderExcluir
  6. Lembrando que substâncias ergásticas são produtos do metabolismo celular. Podem ser material de reserva ou produtos descartados pelo metabolismo da célula.#ficaadica

    ResponderExcluir
  7. As substâncias ergásticas mais conhecidas são amido, celulose, corpos de proteínas, lipídios, cristais de oxalato de cálcio, cristais de carbono de cálcio e de sílica.

    ResponderExcluir
  8. Como vimos as substâncias ergásticas são o produto de reserva ou o resultado de atividade celular. Dentre as mais importantes podemos citar: celulose, amido, proteínas,gorduras, taninos e cristais.
    A celulose é uma substância (polissacarídeo) existente na maioria dos vegetais. De característica fibrosa, localiza-se dentro das células das plantas.
    O amido se apresenta em forma de grãos de tamanho
    e aspecto variáveis. Geralmente, pode-se notar num
    grão de amido um ponto bem nítido, o hilo, em torno
    do qual se alternam camadas concêntricas claras e
    escuras, que são as estratificações.
    As proteínas são os principais componentes do
    protoplasto vivo(Conteúdo vivo de uma célula, constituído do núcleo, citoplasma e ectoplasto),mas podem surgir como substância ergástica em estado cristalino ou amorfo (são inativas).
    Os taninos aparecem como massas granulares amarelas,vermelhas ou castanhas.
    Os cristais são compostos por oxalato de cálcio,
    carbonato de cálcio,etc.Aparecem em forma de agulhas, cubos prismáticos ou bipiramidais.Jenifer Estéfany S.Santos

    ResponderExcluir
  9. vale lembrar que o amido é constituído de polímeros de glicose formados a partir da fotossíntese (amilose e amilopectina), sendo a principal substância de reserva das plantas.

    ResponderExcluir
  10. ¬¬ e removeram meu comentário no inicio AFF

    ResponderExcluir
  11. Genteee das substancias ergásticas as mais conhecidas são: amido, celulose, corpos de proteína, lipídios, cristais de oxalato de cálcio (drusas, ráfides, etc.), cristais de carbonato de cálcio (cistólitos) e de sílica (estruturas retangulares, cônicas, etc.). Também são ergásticas as substâncias fenólicas, resinas, gomas, borracha e alcaloides. Muitas vezes as células que contêm essas substâncias são diferentes morfo e fisiologicamente das demais, sendo denominadas idioblastos.

    ResponderExcluir
  12. Lembrando que as substancias ergásticas são produtos do metabolismo celular.podem ser material de reserva ou produtos descartados pelo metabolismo da célula encontradas na parede celular e nos vacúolos, além de outros componentes protoplasmáticos,as mais conhecidas são: amido, celulose, corpos de proteína, lipídios, cristais de oxalato de cálcio (drusas, ráfides, etc.), cristais de carbonato de cálcio (cistólitos) e de sílica (estruturas retangulares, cônicas, etc.). Também são esgásticas as substâncias fenólicas, resinas, gomas, borracha e alcalóides. Muitas vezes as células que contêm essas substâncias são diferentes morfo e fisiologicamente das demais, sendo denominadas idioblastos.

    ResponderExcluir
  13. Amido é um polissacarídeo, sintetizado pelos vegetais para ser utilizado como reserva energética, formado por amilose e amilopectina. O amido é encontrado em sementes, raízes, tubérculos, bulbos e em alguma porcentagem nos caules e nas folhas dos vegetais. Encontra-se em grandes quantidades na batata, pão, arroz, macarrão e cereais. Na digestão o amido é decomposto, por reações de hidrólise, em carboidratos menores, como a glicose, que é a fonte primária de energia para o corpo. Essa hidrólise é efetuada pelas enzimas amilases existentes na saliva e no suco pancreático. A maior parte da nossa necessidade de carboidratos é fornecida por amidos..

    CARLA FABIOLA BARBOSA QUINTINO

    ResponderExcluir
  14. Os tipos de corte podem ser:
    -Transversal: Perpendicular ao maior eixo do órgão.
    - Longitudinal: Paralelo ao maior eixo do órgão, passando pelo
    diâmetro ou raio.
    -Paradérmico: Paralelo à superfície do órgão. Utilizado principalmente em estudos dos tecidos de revestimento.

    ResponderExcluir